Setecidades Titulo Consórcio do ABC
Prefeituras querem dados qualitativos sobre crimes

Secretários da região defendem acordo com governo do Estado para acessar informações

Da Redação
15/02/2025 | 08:56
Compartilhar notícia
FOTO: Claudinei Plaza/DGABC


Secretários municipais e comandantes das Guardas Civis Municipais do Grande ABC defenderam em reunião realizada ontem no Consórcio Intermunicipal a criação de uma parceria com governo do Estado para ter acesso aos bancos de dados sobre ocorrências registradas na região.

De acordo com o secretário-executivo do Consórcio, Arolado da Silva, as prefeituras recebem dados quantitativos sobre as ocorrências, mas não qualitativos, como local, horário e tipos de ocorrência, dados essenciais para criar um planejamento para a segurança dos municípios. “Precisamos aprofundar a coleta de dados com mais qualidade para fazer um trabalho melhor na segurança da região”, disse.

O primeiro contato com o Governo do Estado foi feito no ano passado e o Consórcio pretende avançar com essa demanda ainda neste primeiro semestre de 2025, de acordo com Silva. 

Outra questão debatida durante o encontro foi a assinatura de um acordo de cooperação entre as prefeituras que permita que as guardas municipais possam agir em municípios vizinhos. “Hoje, se um criminoso em fuga atravessar o limite de um município, a GCM não pode prendê-lo. Queremos mudar isso”, disse.

TECNOLOGIA

Os secretários também discutiram a visita que os prefeitos fizeram ao Smart Sampa e assumiram o compromisso de aprofundar o uso da tecnologia no combate à criminalidade no Grande ABC. “Queremos também conectar os sistemas das guardas da região. Hoje cada uma delas tem seus dados, mas eles não são compartilhados. Estudamos criar um sistema com dados de toda região que pode ser acessado por todos”, explicou o secretário-executivo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;