Setecidades Titulo Serviço público
Cartórios de São Bernardo e Santo André trocam de sede; veja endereços

Unidades ganharam novos edifícios para atendimento ao eleitorado e contam com novas instalações acessíveis, além de espaço para o armazenamento das urnas eletrônicas

Da Redação
12/08/2024 | 18:35
Compartilhar notícia
FOTO: Pexels


Os cartórios de São Bernardo, Santo André, Carapicuíba e Campinas estão funcionando em novas sedes. As unidades cartorárias se mudaram para imóveis que contam com instalações mais amplas para o atendimento ao público e estão adaptados às regras de acessibilidade, segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Os edifícios também contam com espaço adequado para o armazenamento das urnas eletrônicas.

 

Em São Bernardo, as seis zonas eleitorais — 174ª, 283ª, 284ª, 296ª, 409ª e 414ª — estão atendendo o eleitorado na Rua Marmará, nº 271, Jardim do Mar. Quem precisa dos serviços de um dos seis cartórios de Santo André — 156ª, 263ª, 264ª, 306ª, 307ª e 383ª — deve se dirigir à nova sede localizada na Avenida Firestone, nº 1.635, bairro Casa Branca.

De acordo com a divulgação do TRE, as novas instalações dos espaços já estão em pleno funcionamento, mas, em breve, terão respectivas cerimônias oficiais de inauguração.

Já em Carapicuíba, as duas zonas eleitorais — 303ª e 388ª — abriram em novo prédio situado na Rua Maria Siqueira, nº 78, no centro da cidade. No interior, as sete zonas eleitorais de Campinas — 33ª, 274ª, 275ª, 378ª, 379ª, 380ª e 423ª — mudaram-se para a Rua General Osório, nº 1.041, no centro. O novo local é de fácil acesso para eleitoras e eleitores, com diversos pontos de ônibus no entorno.

 

ORIENTAÇÕES ADICIONAIS

Em comunicado encaminhado à imprensa, o TRE ainda reitera que não é necessário comparecer presencialmente aos cartórios eleitorais para boa parte de serviços. A emissão das certidões de quitação ou crimes eleitorais e o pagamento de multas por ausência às urnas, por exemplo, podem ser solicitados por meio da página de Autoatendimento da Justiça Eleitoral ou pelo aplicativo e-Título, sem necessidade de comparecimento presencial aos cartórios.

 

O informe complementa que, devido ao fechamento do cadastro eleitoral em 8 de maio, para a preparação das eleições, as operações de alistamento eleitoral, regularização de título cancelado, alteração de dados, cadastramento biométrico e transferência de domicílio eleitoral estão indisponíveis no momento. O cadastro está previsto para ser reaberto no dia 5 de novembro.

 

Vale destacar que quem não tirou o título ou está com a inscrição cancelada pode solicitar a certidão circunstanciada, que atesta que o requerente não pode ser atendido no momento em razão do fechamento do cadastro pela legislação eleitoral. Para obter o documento, é necessário comparecer a qualquer cartório eleitoral com um documento de identificação. Mais informações podem ser obtidas pela Central de Atendimento ao Eleitor, telefone 148.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;