Duas semanas e meia depois, a presença do vice-prefeito e candidato do PL ao Executivo de Santo André, Luiz Zacarias (PL), na reinauguração do Cine Lyra, em Paranapiacaba, ainda é motivo de piadas no meio político do Grande ABC. A participação do liberal no evento, como se sabe, poderá resultar na impugnação de sua candidatura, já que a legislação veda presença de candidatos em inaugurações de obras públicas. Na terça-feira, o presidente da Câmara de São Caetano, Pio Mielo, anunciou ao término da sessão que a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) havia requerido o uso do plenário da Casa para atividade solene e informou que não estaria presente em respeito à legislação eleitoral. Eis que um dos vereadores, fora dos microfones, gritou: “Não vai fazer igual ao Zacarias, ein!?”. A fala gerou risos entre os parlamentares. “Fica a dica, fica a dica”, completou Pio Mielo, para mais risos no plenário.
Bastidores
Fortalecimento
Um dia depois de anunciar Fabiana Marangoni (União Brasil) como sua companheira de chapa majoritária em Santo André, o vereador Eduardo Leite (PSB, foto) se reuniu com aproximadamente 100 postulantes à vereança dos partidos PSB, União Brasil, DC, PMB e Progressistas. Acompanhado pela vice e pelo deputado federal Fernando Marangoni (União Brasil-SP), marido de Fabiana. o pessebista destacou o fortalecimento do projeto eleitoral, formado por pessoas com “história e experiência” na cidade.
Repúdio – 1
O Movimento Independente LGBT+ de Diadema distribuiu, durante a convenção que homologou a candidatura do prefeito José de Filippi (PT) à reeleição, no último sábado, nota na qual manifesta repúdio à declaração “intolerante, discriminatória, sorofóbica e LGBTfóbica” dada pela deputada Carla Zambelli (PL-SP) durante a convenção que oficializou o engenheiro Taka Yamauchi (MDB) como postulante ao Executivo diademense, na semana anterior. O movimento acusa Carla de associar pessoas LGBT+ ao vírus da Aids.
Repúdio – 2
Carla Zambelli, deputada bolsonarista que é conhecida por se envolver em uma polêmica atrás da outra, criticou a existência do Ambulatório DiaTrans voltado a pessoas da comunidade LGBTQIA+, que opera no segundo andar do Quarteirão da Saúde. “Quem faz segregação? Eles (público LGBT) têm algum tipo de vírus que não podem cruzar com a gente?”, questionou a parlamentar durante a convenção, acompanhada in loco pela reportagem do Diário.
Salada mista
Chama a atenção o contorcionismo do União Brasil em suas alianças no Grande ABC. O partido, nacionalmente, afaga e corteja o PT para tentar fazer do deputado Elmar Nascimento o próximo presidente da Câmara Federal. Em Santo André, o partido indicou a candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada pelo PSB de Eduardo Leite. Na vizinha São Bernardo, a agremiação lançou a comerciante Flávia Morando para tentar derrotar exatamente o PSB do ex-prefeito William Dib, que é candidato a vice na chapa do petista Luiz Fernando Teixeira.
Esquisito
Leitores do Diário Oficial Eletrônico do Município de São Caetano estranharam ao ler na edição de terça-feira, dia 6 de agosto, portaria da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) mostrando que o reitor Leandro Prearo, coordenador do plano de governo do vereador Tite Campanella (PL) a prefeito, tirou férias do comando da instituição de ensino superior entre os dias 10 e 24 de julho. Publicações deste tipo geralmente são feitas antes – e não depois – do período de descanso.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.