Ordem de serviço foi assinada na manhã desta quarta-feira; equipamento será o 11° e o maior do município
O Parque Central de Santo André ganhará um novo espaço dedicado para pets ainda este ano. O prefeito do município, Paulo Serra (PSDB), assinou na manhã desta quarta-feira (7) a ordem de serviço e autorizou o início das obras do 11° Pet Parque – a unidade será a maior já construída no município, segundo previsão da Prefeitura.
O investimento da obra será de R$ 1 milhão, que inclui, além da construção, a instalação de paisagismo e iluminação de LED. A previsão de conclusão da intervenção é de 90 dias. A nova unidade ficará localizada próximo ao recém-inaugurado Hospital Veterinário Municipal e à Escola Parque do Conhecimento Sabina. Além de pela entrada principal do Parque Central, os tutores poderão acessar o espaço para pets também pela Rua Gamboa.
Durante a assinatura da ordem de serviço, realizada no espaço onde ficará o Pet Parque, o prefeito destacou que a obra será um importante marco de revitalização para a cidade devido ao histórico do local. No espaço, ficava localizada a favela da Gamboa, que começou a ser formada em 1975 e teve a última residência demolida em janeiro de 2015. O núcleo se manteve por 40 anos e abrigou cerca de 753 famílias, que após a desativação da favela foram beneficiadas com imóveis por programas habitacionais.
“A desativação da comunidade passou por várias gestões, e acabamos finalizando. Foi um processo lento. Quando chegamos à Prefeitura ainda havia algumas desocupações para realizar e material para tratar. Conseguimos regularizar essa área e agora ela será reaproveitada, com uma extensão do Parque Central, que já faz parte de um complexo, com o Sabina ao lado, e também agora com a consolidação pet por conta do Hospital Veterinário. Estamos trazendo mais serviços e ocupando essa área para que ela cumpra sua função social”, afirmou o chefe do Executivo.
Serra pontuou ainda que, além da revitalização de um local degradado, o Parque Central já possui uma tradição com a presença massiva de tutores com seus animais de estimação. “Até por isso decidimos fazer um equipamento maior que os demais, por conta da adesão da população”, explicou o prefeito.
Inicialmente, a metragem estabelecida para a obra seria de 217 metros de alambrado, 740 metros de piso e 353 metros de pista de caminhada. Porém, em vistoria no local, Serra solicitou que essas medidas fossem ampliadas, revelou o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, José Antonio Ferreira.
FAVELA DA GAMBOA
A remoção das habitações na favela da Gamboa teve início em 2008, porém o processo foi interrompido e novas ocupações ocorreram no local.
A partir de 2013, após a reavaliação dos contratos para a construção de unidades habitacionais e ofertas de aluguel social, as 12 últimas famílias que permaneciam no local deixaram o núcleo no dia 26 de janeiro de 2015.
OUTRAS UNIDADES
Veja abaixo os endereços e horários de funcionamento das outras unidades do Pet Parque em Santo André:
Parque Antonio Fláquer (Ipiranguinha) - Rua Coronel Seabra, 210 - Vila Alzira. Das 6h às 22h.
Parque Antonio Pezzolo (Chácara Pignatari) - Avenida Utinga, 136 - Vila Metalúrgica. Das 6h às 22h.
Parque Prefeito Celso Daniel - Avenida Dom Pedro II, 940 - Bairro Jardim. Das 6h às 22h.
Parque Cidade dos Meninos - Rua Batávia, s/nº - Parque Novo Oratório. Das 6h às 18h.
Parque Escola - Rua Anacleto Popote, 46 - Valparaíso. Das 6h às 22h.
Parque Norio Orimura - Rua Ilíria, s/nº - Capuava. Das 6h às 18h.
Parque Regional da Criança Palhaço Estremilique - Avenida Itamarati, 536 - Parque Jaçatuba. Das 6h às 20h.
Parque Ulisses Guimarães - Rua Tirana, s/nº - Vila Matarazzo. Das 6h às 18h.
Parque Guaraciaba - Avenida Valentim Magalhães, 1.655. Das 6h às 19h.
Parque Dr. Sérgio Cyrino da Silva - Avenida Atlântica - Vila Valparaíso. 6h às 22h
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.