Representantes do município nos Jogos Olímpicos estão concentrados no tênis de mesa
Dos 25 atletas do Grande ABC presentes na Olimpíada de Paris, 12 deles são naturais de São Caetano ou realizam seus treinamentos na cidade, o que torna o município o mais representado da região na competição mundial.
Entre os competidores, se destaca a equipe de tênis de mesa. Seis dos oito convocados praticam a modalidade no centro de treinamento da CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa), localizado em São Caetano. Dos mesa-tenistas chamados para Paris, Hugo Calderano é a maior esperança, sendo o sexto atleta melhor posicionado no ranking global.
Além dele, as irmãs Bruna e Giulia Takahashi, Vitor Ishiy e a suplente Laura Watanabe são os outros competidores de São Caetano a disputarem o esporte.
A segunda modalidade com mais participantes da cidade é o atletismo, com quatro competidores. Izabela da Silva, do lançamento de disco, Fernando Ferreira, do salto em altura e Jucilene Lima, do lançamento de dardo, realizam seus treinamentos no Iema (Instituto Elisângela Maria Adriano). Já Juliana Campos, do salto com vara, disputa competições pelo Praia Clube Uberlândia, mas é nascida em São Caetano.
No taekwondo, o município tem duas representantes: Caroline Santos, conhecida como Juma, e Maria Clara Pacheco. Atual vice-campeã mundial, Juma disputará a modalidade individual até 62 kg, e é cotada como uma das candidatas para pódio.
A ginástica tem o maior exemplo de vitórias em olimpíadas para a cidade, com Arthur Zanetti, que conquistou um ouro, em Londres-2012, e uma prata, em Rio-2016, nas argolas. Desta vez, o suplente Yuri Guimarães é quem representa o município no esporte.
Apesar de não contar com nenhum medalhista nesta edição, São Caetano tem história de vencedores nos Jogos. Alguns exemplos são Tiago Camilo, prata no judô em Sydney-2000; Mari, Sheilla e Fofão, ouro no vôlei em Beijing-2008 e Maicon Siqueira, bronze no taekwondo na Rio-2016.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.