A ascensão meteórica do baiano Elmar Nascimento (União Brasil) na bolsa de apostas pela disputa da presidência da Câmara Federal, em Brasília, no ano que vem, traz no encalço o correligionário andreense Fernando Marangoni, que pode, se o aliado vier a assumir a principal cadeira do legislativo nacional, subir de patamar político logo em seu primeiro mandato, para o qual foi eleito em outubro de 2022 com 89.390 sufrágios. A mera casualidade de os dois parlamentares integrarem a bancada do mesmo partido evoluiu para uma das mais sólidas amizades da atual legislatura – no dia 6, quando Elmar completou 54 anos, Marangoni foi a rede social para saudar o “importante líder” partidário, destacando a dedicação e o comprometimento do parceiro de agremiação, com quem atua em sintonia total, no plenário e nos bastidores. Caso o companheiro suceda Arthur Lira (Progressistas-AL), de quem Elmar é o nome preferido, o deputado que possui domicílio eleitoral em Santo André deve se tornar uma das mais privilegiadas lideranças do Congresso, com acesso direto a mecanismos que podem liberar até R$ 400 milhões em emendas para o Estado de São Paulo.
Bastidores
Estratagema
Há quem enxergue na saída do empresário Eduardo Vidoski (PRD-foto) da corrida pelo Paço de São Caetano estratégia para minimizar dano político à família caso o irmão correligionário Beto Vidoski seja impedido de disputar a reeleição na Câmara. Há dúvidas sobre se a recente condenação no Tribunal Superior Eleitoral do prefeito José Auricchio Júnior (PSD) por uso irregular de dinheiro no pleito de 2016 atinge também Beto, que era o vice – caso respingue, e o parlamentar fique inelegível em outubro, Eduardo assumiria a candidatura ao Legislativo.
Prestigiada
Presidente nacional do União Brasil, Antonio de Rueda encaminhou nota à coluna manifestando “apoio incondicional a Flávia Morando como pré-candidata à Prefeitura de São Bernardo, uma das principais cidades do Estado de São Paulo”. “Mantemos nosso compromisso em dar todo o suporte necessário, colocando o projeto de São Bernardo entre as prioridades da legenda”, disse o mandatário, refutando boatos de que a cúpula da agremiação estaria reticente com a escolha são-bernardense e repudiando “toda e qualquer desinformação na tentativa de induzir a população a erro”.
A grande família
Além de anunciar a mulher, Josi, como candidata a vice na chapa que ele encabeça à Prefeitura de Mauá na eleição de 6 de outubro, o vereador Sargento Simões vai lançar o filho, Leandro, como seu sucessor na disputa por uma das cadeiras do Poder Legislativo – fato que, aliás, desagradou sobremaneira os outros 23 concorrentes do Partido Liberal à Câmara. Os nomes foram confirmados em convenção realizada na noite da segunda-feira.
Quem?
Internautas que procuravam referências sobre São Caetano no Google deparavam-se ontem com a informação de que a cidade é governada pelo prefeito... Anacleto Campanella Jr – nome completo de Tite Campanella (PL), que assumiu o cargo interinamente em 2021 e tentará voltar ao posto no pleito de outubro. Houve quem ficasse em dúvida sobre se o buscador estava preso ao passado ou se fazia uma previsão.
Ilustre
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) é aguardado na convenção que vai definir a candidatura à reeleição do prefeito Guto Volpi (PL) em Ribeirão Pires, domingo, às 9h, no Ribeirão Pires Futebol Clube. Todavia, muito provavelmente vai frustrar expectativas, já que o republicano tem evitado agendas políticas, especialmente em cidades de menor porte.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.