Uísque na Escócia é assunto sério. O país adota uma rígida lei de pureza na fabricação da bebida, exportada para todo o mundo e responsável por uma fatia generosa da economia nacional.
Desde museus dedicados ao assunto em Edimburgo até os tours pela Rota do Uísque, o que não falta por lá é a oportunidade de se aprofundar no tema.
Confira cinco curiosidades para degustar com mais propriedade uísque na Escócia:
1 – Tipos de uísque na Escócia
Para os escoceses, basicamente, existem dois tipos de uísque: single malt e blended. Os primeiros são feitos de um único tipo de malte e por uma única destilaria.
Os outros, mais comuns de serem encontrados no Brasil por serem exportados pelas marcas mais famosas, são misturas de vários grãos e fórmulas preparadas por diversas destilarias, engarrafadas no final do processo por uma delas.
São mais fáceis de serem tomados e não dependem tanto da qualidade da safra.
Segundo as regras do país, todas as bebidas certificadas têm que ser armazenadas em barril por pelo menos três anos. As garrafas que trazem no rótulo marcações como 12, 15, 18, 21 ou mais anos, efetivamente tiveram todos os preparos mantidos no carvalho por, no mínimo, o período informado.
Já o que se convencionou chamar no Brasil de oito anos não tem necessariamente toda a mistura engarrafada com essa idade, mas pelo menos uma das bebidas usadas na fórmula (e as demais, a partir de três anos).
Há cinco grandes regiões produtoras de uísque na Escócia: Highlands (os mais famosos), Lowlands (os mais frutados), Speyside (de onde saem grandes single malt), Campbeltown (fortes e encorpados) e Islay (com sabor defumado e, por isso, venerados).
Vale a pena provar uma dose de cada um deles para sentir as diferenças.
Os blended vão bem com até uma pedra de gelo, servidos por lá em copos que lembram pequenas tulipas. Os single malt, para os escoceses, têm que ser bebidos puros ou, curiosamente, com algumas gotas de água, para abrir, como um bom vinho.
Antes de degustar, recomenda-se sentir o aroma do uísque por três vezes, com pausas de alguns segundos entre elas. Só assim é possível captar a verdadeira essência da bebida.
O que você precisa saber antes de ir à Escócia
Quando planejo minhas viagens para destinos como a Escócia, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe o Seguros Promo, metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.
Onde consultar: Seguros Promo
—
Pediu o chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que têm ótimo atendimento e nunca me deixam na mão. Eles, inclusive, têm planos de eSim.
Onde pedir: America Chip
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.